A miastenias gravis é uma doença autoimune que afeta os músculos e não tem cura, mas possui tratamento
A miastenias gravis é doença que cursa com fraqueza muscular causada por uma alteração na comunicação entre o sistema nervoso e os músculos. Essa fraqueza melhora com o descanso, mas piora durante o dia e após atividades físicas e é causada por anticorpos produzidos pelo próprio paciente que atacam o organismo.
Agende uma consulta com um de nossos profissionais!
Quais as causas da miastenia gravis?
A miastenia gravis é uma doença autoimune em que células saudáveis do corpo são atacadas erroneamente pelo sistema imunológico. As causas são incertas, mas o timoma (tumor no timo) pode estar associado a miastenia gravis em alguns casos.
Existem outras doenças que costumam ser diagnosticadas em paralelo à miastenia gravis. Entre elas, estão o lúpus, a doença de Addison, a colite ulcerativa e a artrite reumatoide.
Sintomas da miastenia gravis
Embora a miastenias gravis possa ocorrer em todas as idades, ela é mais comum na fase adulta. O primeiro sinal costuma ser a fraqueza, que aparece e some repentinamente por meses. Com o tempo, aparecem a fadiga após exercícios físicos e a fraqueza da musculatura facial. Os sintomas recorrentes são:
Pálpebra caída
As pálpebras caídas são um dos principais indícios de miastenias gravis. Praticamente metade das pessoas com essa condição apresenta essa característica, que, consequentemente, afeta os olhos, criando uma visão dupla.
Para as pessoas que apresentam o sintoma de pálpebra caída, o médico realiza o teste da bolsa de gelo, que consiste em deixá-la sobre os olhos por alguns minutos em um ambiente escuro. Se durante esse tempo houver uma melhora, há a possibilidade de ser miastenias gravis.
Músculos oculares fracos, que causam visão dupla
Outra causa da visão dupla em pessoas com miastenias gravis é a musculatura ocular fraca, causada pelo problema de comunicação entre os nervos e os músculos.
Fraqueza excessiva dos músculos afetados depois de serem usados
Os músculos afetados pela miastenias gravis demoram a se recuperar após atividades e, por isso, apresentam fraqueza constantemente. Nessa condição, a pessoa pode apresentar dificuldades para mastigar, engolir e falar.
Como é feito o diagnóstico da miastenias gravis?
O diagnóstico da miastenias gravis pode demorar nos casos em que os sintomas iniciais somem por um período, mas ele é feito após a análise de exames, como a eletroneuromiografia, composta por testes avaliadores do sistema nervoso e muscular, e a dosagem sérica de anticorpos de acetilcolina.
Agende uma consulta com um de nossos profissionais!
Opções de tratamento para a miastenias gravis
Os tratamentos para a miastenias gravis são focados no alívio dos sintomas. Assim, os medicamentos ajudam a modular a imunidade do paciente e o sistema motor, e reduzem a fraqueza dos músculos. Além desses, há a possibilidade de indicação de:
- Medicamentos: imunossupressores são eficientes na diminuição da inflamação e na produção anormal de anticorpos;
- Cirurgia no timo: mesmo em pacientes em que não foram identificados problemas nessa glândula, a sua remoção cirúrgica costuma ajudar na melhora dos sintomas da miastenias gravis;
- Imunoglobulina intravenosa: mais comumente recomendado em casos de piora da miastenias gravis, esse procedimento consiste no recebimento de anticorpos que neutralizam os anticorpos que causam a doença;
- Anticorpos monoclonais: para controlar o aumento na produção de anticorpos, são utilizadas proteínas biologicamente modificadas.
- Plasmaférese: utilizado principalmente durante períodos de crise, consiste na retirada do plasma (porção líquida do sangue), com o objetivo de remover os anticorpos causadores da doença. É realizado por hematologistas especializados nesse procedimento.
Clínica SPES para o tratamento das miastenias gravis
Como a miastenias gravis não tem cura, é fundamental ter um diagnóstico precoce para ter o controle dos sintomas e uma melhor qualidade de vida. Os primeiros indícios podem ser associados de forma errada a outras doenças, permitindo que o problema evolua sem o acompanhamento médico.
A clínica SPES possui profissionais qualificados para o tratamento da miastenias gravis com plasmaférese. Os especialistas experientes na aférese terapêutica contribuem com o cuidado dessa doença de rápida progressão que afeta processos importantes do corpo, como a respiração.
Entre em contato e agende uma consulta na SPES.
Fonte: