Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamento do câncer no sangue: quais são as opções?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Conheça mais sobre as doenças que afetam o sangue e como tratá-las

Câncer no sangue é uma denominação popular para neoplasias malignas que afetam as células sanguíneas, sendo que leucemia, linfoma e mieloma alguns dos tipos mais comuns.

Saiba mais sobre essa doença e qual o tratamento do câncer no sangue continuando a leitura desse texto.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Agende uma consulta

O que é o câncer no sangue?

O câncer de sangue é causado por alterações no DNA das células sanguíneas. A maioria desses cânceres começa na medula óssea, onde o sangue é produzido.

As células-tronco da medula óssea amadurecem e se desenvolvem em três tipos de células sanguíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Na maioria dos cânceres de sangue, o processo normal de desenvolvimento das células sanguíneas é interrompido pelo crescimento descontrolado de um tipo anormal de célula. Essas células impendem que o sangue desempenhe muitas de suas funções, como combater infecções ou prevenir sangramentos graves.

Existem três tipos principais de câncer no sangue: a leucemia, o linfoma e o mieloma.

Quais são as opções para tratamento do câncer no sangue?

O tratamento do câncer no sangue pode incluir:

Quimioterapia

A quimioterapia é o tratamento do câncer no sangue mais utilizado, principalmente nos casos de leucemias agudas e linfomas. Ela tem o objetivo de matar o maior número possível de células cancerígenas. Diferentes tipos de quimioterápicos podem ser usados isoladamente ou em associação para que esse tratamento do câncer no sangue tenha melhores resultados.

Os medicamentos podem ser administrados por via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea e intratecal — menos comum, esse tipo de quimioterapia é aplicado no líquor, o líquido que envolve o sistema nervoso central.

Radioterapia

O tratamento do câncer no sangue também pode incluir o uso da radiação, que tem como alvo as células anormais e age danificando seu DNA para que elas não mais se multipliquem. Geralmente, a radioterapia é um tratamento do câncer no sangue que pode ser associado a outras terapias.

Existem dois tipos de radioterapia: a externa, que consiste na irradiação de um determinado tumor com um feixe de radiação a longa distância, e a interna, que usa feixes de radiação a curta distância. Neste caso, o material radioativo é colocado próximo à lesão tumoral.

Em alguns, casos, a radioterapia é indicada para alívio dos sintomas.

Imunoterapia

Este tratamento do câncer no sangue usa o sistema imunológico do paciente para combater a doença. A imunoterapia pode ajudar o organismo a produzir mais células imunológicas ou permitir que as células imunológicas existentes encontrem e destruam as células cancerígenas.

Terapia-alvo

A chamada terapia-alvo é um tipo de tratamento do câncer no sangue que tem como foco alterações genéticas ou mutações que transformam as células saudáveis em células cancerígenas. As medicações, administradas por via oral, intravenosa ou intramuscular, podem ser usadas isoladamente ou em associação com a quimioterapia.

Transplante de células-tronco

Neste tipo de tratamento do câncer no sangue, as células-tronco hematopoiéticas (células que produzem as células do sangue) são infundidas no paciente após a administração de quimioterapia associada ou não à radioterapia.

O transplante pode ser autólogo ou alogênico. No caso do transplante autólogo, as células-tronco são coletadas do próprio paciente e infundidas para o tratamento do câncer no sangue depois da realização de quimioterapia.

Já no transplante alogênico, as células-tronco inseridas são provenientes de um doador, que pode ser um parente compatível ou um doador identificado em um banco de medula óssea.

Existe cirurgia para tratamento do câncer no sangue?

A cirurgia não faz parte habitualmente do tratamento do câncer no sangue, sendo utilizados em situações muito específicas.

Qual médico procurar para tratamento do câncer no sangue?

O hematologista é o médico especialista em diagnosticar e tratar os cânceres que afetam o sangue. A Clínica SPES conta com profissionais experientes no cuidado dessas doenças. Para saber mais, agende uma consulta.

Fontes:

Associação Americana de Hematologia

Cleveland Clinic

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia