Fale conosco pelo WhatsApp
Tipos de aférese terapêutica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Cada uma das quatro modalidades de aférese terapêutica é recomendada para condições específicas

A aférese terapêutica é um procedimento em que um componente sanguíneo específico é separado e removido do organismo do paciente utilizando um equipamento automatizado. Existem diferentes tipos de aférese terapêutica, cada um focado na remoção de um componente sanguíneo particular: plasma (parte líquida do sangue), leucócitos (células de defesa), plaquetas ou eritrócitos (células vermelhas).

A aférese terapêutica trata diversas condições médicas, e a escolha entre os tipos de aférese terapêutica depende da doença subjacente e das necessidades do paciente. Entenda mais no conteúdo a seguir.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Agende uma consulta

Quando o procedimento é indicado?

A aférese terapêutica é indicada quando se faz necessário retirar um componente específico do sangue. As razões para a recomendação do procedimento variam conforme os tipos de aférese terapêutica.

No entanto, de forma geral, esse tipo de tratamento é indicado para remover substâncias anormais ou em excesso no sangue do paciente, que estão contribuindo para uma determinada doença.

Quais os tipos de aférese terapêutica?

Os tipos de aférese terapêutica, como já mencionado, se diferenciam de acordo com o componente do sangue retirado. Veja-os a seguir:

Plasmaférese

Entre os tipos de aférese terapêutica, a plasmaférese é realizada para remover o plasma do sangue do paciente. Essa modalidade é indicada quando o fator causador da doença a ser tratada está presente no plasma e pode ser removido através da troca plasmática.

Sua eficácia depende da quantidade de plasma trocado em cada procedimento, da distribuição dessa substância entre os compartimentos intra e extravascular e da velocidade de equilíbrio entre esses compartimentos.

Leucaférese

A leucaférese é outro entre os tipos de aférese terapêutica que visa remover os leucócitos, ou glóbulos brancos, do sangue do paciente. Essa técnica é indicada como terapêutica adjuvante em algumas patologias hematológicas, como leucemias mielóides agudas com alto número de blastos no sangue periférico e sinais e sintomas de leucostase.

Plaquetaférese

Entre os tipos de aférese terapêutica, a plaquetaférese é utilizada para remover as plaquetas do sangue do paciente. Essa técnica é indicada em pacientes com contagem de plaquetas muito elevada, geralmente superior a 1.000.000/mm3, associada a sinais de trombose microvascular ou sangramento excessivo.

Eritrocitaférese

O último dos tipos de aférese terapêutica é a eritrocitaférese, que é realizada para remover os eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, do sangue do paciente. Essa modalidade é indicada para remoção de eritrócitos com alteração qualitativa ou quantitativa, como em casos de anemia falciforme, infecções por protozoários, entre outros.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Agende uma consulta

Possíveis riscos da aférese terapêutica

Os possíveis riscos podem incluir complicações associadas ao procedimento em si e reações adversas ao longo do processo:

  • Complicações relacionadas ao cateter central: sangramento, infecções e trombose;
  • Alterações nos níveis de cálcio: o anticoagulante citrato utilizado durante a aférese pode diminuir os níveis de cálcio ionizado no sangue do paciente, causando formigamento e mal-estar;
  • Reações alérgicas: podem ocorrer reações alérgicas relacionadas aos materiais utilizados durante o procedimento, como o óxido de etileno, utilizado para esterilização do conjunto de bolsas descartáveis;
  • Reações durante a infusão: podem ocorrer manifestações alérgicas durante a infusão de hemocomponentes, como prurido, pápulas, inchaço nos olhos e lacrimejamento, tosse seca, falta de ar e chiado no peito;

Aférese terapêutica com a SPES

A equipe SPES, composta por hematologistas com vasta experiência, oferece serviços de aférese terapêutica dentro do Hospital Baía Sul com excelência e segurança.

Com vasta experiência e conhecimento na área, a equipe SPES assegura não apenas a realização segura da aférese terapêutica, mas também um cuidado personalizado, humanizado e dedicado antes e após o procedimento.

Entre em contato para receber orientações da equipe de especialistas da SPES.

Fontes:

Manual MSD

SPES