Fale conosco pelo WhatsApp
Quais são os sintomas do mieloma múltiplo?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Saiba quais são os principais sinais que podem ser um indicativo da doença

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer no sangue, mais frequente em pessoas acima dos 50 anos, que se desenvolve nas células plasmáticas da medula óssea. Os plasmócitos — glóbulos brancos que fazem parte do sistema imunológico — produzem anticorpos, chamados de imunoglobulinas, que têm a função de combater as infecções no nosso organismo.

Quando esses plasmócitos são transformados em células cancerosas que crescem fora de controle, afastam as células normais que ajudam a combater a infecção. Essas células plasmáticas malignas produzem então um anticorpo anormal — proteína M —, cujos altos níveis são uma característica do mieloma múltiplo.

Essa mudança cria uma série de condições que pode afetar os ossos, os rins e a capacidade do corpo de produzir glóbulos brancos e vermelhos saudáveis e plaquetas.

No texto a seguir, saiba quais são os principais sintomas do mieloma múltiplo, como a doença é diagnosticada e qual especialista procurar para realizar o tratamento.

Descubra as últimas abordagens no tratamento do mieloma múltiplo, oferecendo esperança e qualidade de vida aos pacientes. Clique aqui.

Principais sintomas do mieloma múltiplo

Os sintomas do mieloma múltiplo variam de pessoa para pessoa. Muitas vezes, nos estágios iniciais da doença, não há sintomas ou sinais que possam indicar a doença. Em outras situações, os sintomas do mieloma múltiplo podem ser vagos ou semelhantes aos de outras doenças, sendo os mais prevalentes:

  • Problemas ósseos, como dores na coluna e fraturas espontâneas;
  • Fadiga e cansaço relacionados à anemia;
  • Redução do volume da urina;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Hematomas ou sangramentos que surgem com mais facilidade do que o normal;
  • Infecções frequentes, principalmente pneumonia.

Diagnóstico do mieloma múltiplo

Quando o paciente apresenta sintomas do mieloma múltiplo, o médico pode solicitar uma série de exames que ajudarão a fechar o diagnóstico da doença. Os principais são:

  • Exames para detecção da proteína M no sangue ou na urina: eletroforese de proteínas e imunofixação;
  • Exames de medula óssea para detectar a presença de plasmócitos malignos: mielograma e biópsia de medula óssea.

Além desses, são realizados outros testes para avaliar a gravidade da doença, bem como o acometimento dos diversos órgãos, tais como:

  • B-2-microglobulina, dosagem de cálcio, exames de função renal, citogenética e exames moleculares;
  • Exames de imagem: raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou tomografia por emissão de pósitrons, também chamada de PET Scan, ajudam a identificar se há lesões ósseas ser relacionadas ao mieloma múltiplo.

Para saber mais, entre em contato com os profissionais da SPES. Clique aqui

Qual profissional procurar para o tratamento

Nem sempre é necessário iniciar o tratamento do mieloma múltiplo assim que a doença é diagnosticada. Se ele é de crescimento lento e o paciente não apresenta os principais sintomas do mieloma múltiplo, o médico pode adotar a estratégia de observação e acompanhamento em um primeiro momento.

Para pessoas com mieloma múltiplo que precisam de tratamento (a grande maioria), há uma série de terapias que ajudam a controlar a doença, retardando sua progressão, como terapias-alvo, quimioterapia, imunoterapia, corticoides, terapia celular Car-T, radioterapia e transplante de medula óssea.

Independentemente da necessidade ou não de tratamento, o médico hematologista, profissional especializado em distúrbios sanguíneos, é quem está capacitado para definir a melhor opção terapêutica analisando individualmente cada paciente e traçando um tratamento conforme as necessidades de cada indivíduo.

Fontes:

Multiple Myeloma Research Foundation

Mayo Clinic

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale)