Fale conosco pelo WhatsApp
Hematologista: quando procurar esse especialista?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
6 min. de leitura

Profissional que diagnostica e trata doenças relacionadas ao sangue, como anemias e leucemias

O hematologista é o profissional que atua na hematologia, ramo da medicina que se ocupa com o estudo, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das doenças do sangue, da medula óssea e do sistema linfático. Essa especialidade médica também é responsável por desenvolver e aplicar terapias e tratamentos inovadores para diversas condições de saúde.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Agende uma consulta

Hematologista: quem é esse profissional?

O hematologista é o profissional que trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos, como linfonodos, gânglios linfáticos e medula óssea. Dessa forma, esse especialista realiza o diagnóstico e o tratamento de distúrbios como:

  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Linfoma;
  • Mieloma;
  • Hemofilia;
  • Doenças das plaquetas;
  • Doenças da imunidade.

O médico hematologista realiza terapia celular?

A terapia celular está associada a técnicas e protocolos que usam células vivas para regenerar tecidos ou funções do organismo afetados por doenças ou lesões. O hematologista usa essa terapia no tratamento de condições relacionadas ao sangue e ao sistema imunológico.

Em um dos tratamentos mais comuns, o hematologista realiza o procedimento de transplante de medula óssea para tratar doenças graves como leucemia e linfomas.

Mais recentemente, tem se ampliado a utilização do CAR-T cell, procedimento de ponta, na qual células de defesa do paciente são retiradas, reprogramadas em laboratório e então reinfundidas, passando a atacar de destruir as células cancerígenas.

Quais são as doenças hematológicas mais comuns?

As doenças hematológicas são condições médicas caracterizadas pelo comprometimento da produção ou do funcionamento dos componentes do sangue fabricados na medula óssea. A função das plaquetas é auxiliar na coagulação, regulando o sangramento em lesões vasculares. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para o corpo todo e os brancos atuam na defesa do organismo.

Algumas das doenças hematológicas tratadas pelo hematologista são:

Anemia

Anemia é uma doença que consiste na baixa quantidade de hemoglobina no sangue. Como essa proteína presente nos glóbulos vermelhos atua no transporte do oxigênio pelo corpo, tecidos e órgãos sofrem com a falta de oxigenação, menos energia é produzida e o paciente sente cansaço e fraqueza.

As causas da anemia são inúmeras, podendo variar desde deficiências de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico e doenças que acarretam a destruição precoce das hemácias, até doenças malignas como as leucemias.   Alguns dos sintomas mais comuns são: indisposição, fadiga, palidez, vertigem, falta de ar, tontura e batimentos cardíacos acelerados.

Para que o tratamento da anemia seja bem-sucedido é essencial que um diagnóstico preciso da sua causa seja realizado.

Leucemias

Leucemia é um tipo de câncer que atinge as células da medula óssea. Essa doença se inicia a partir da mutação genética de glóbulos brancos que ainda não chegaram à maturidade (no caso das leucemias agudas) ou de células já maduras (no caso das leucemias crônicas) que se encontram na medula óssea. As mutações permitem que as células cancerosas se reproduzam de forma rápida e substituam as células saudáveis.

Existem vários tipos de leucemia, que podem ser tratados com quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo e transplante de células-tronco hematopoéticas. Os sinais mais recorrentes da doença são:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Fraqueza constante;
  • Fadiga;
  • Infecções recorrentes;
  • Sangramento ou hematomas;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Gânglios linfáticos inchados;
  • Fígado ou baço aumentados;
  • Dor ou aumento de sensibilidade nos ossos.

Linfoma

Linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico e tem a função de auxiliar no combate de infecções e de outras doenças. Entre os elementos que compõem esse sistema, estão os gânglios linfáticos, estruturas que abrigam um tipo de glóbulo branco chamado de linfócito, que pode se dividir e proliferar de forma anormal e originar a doença.

Os sintomas mais comuns do linfoma são: aumento de volume dos linfonodos, perda de peso sem motivo aparente, sudorese e febre. Outros sintomas podem aparecer nos casos em que o linfoma afeta órgãos como pele, pulmão e cérebro.

Mieloma múltiplo

O Mieloma múltiplo é outro tipo de câncer relacionado ao sangue e tratado pelo hematologista. As células plasmáticas, outro tipo de glóbulo branco, é responsável pela produção de anticorpos que combatem infecções. O câncer se inicia quando surgem alterações na produção dessas células que então passa a se multiplicar descontroladamente. Inicialmente, o paciente pode permanecer assintomático, mas costuma apresentar em seguida sinais como:

  • Fadiga;
  • Infecções recorrentes;
  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • Dor óssea, em especial na coluna, na bacia ou no tórax;
  • Fraqueza;
  • Dormência nas pernas;
  • Sangramentos.

Síndrome mielodisplástica

A síndrome mielodisplástica é caracterizada por distúrbios que impedem a maturação de células sanguíneas a partir das células da medula óssea. Em alguns casos, a causa da condição é desconhecida, enquanto em outras situações a doença é consequência de tratamentos contra o câncer ou da exposição a substâncias químicas. Esse problema pode se transformar em leucemia devido a mutações genéticas que danificam as células-tronco.

O hematologista investiga a origem do problema para indicar o tratamento adequado. Os sintomas variam de acordo com cada distúrbio e tipo de célula afetada, mas os pacientes costumam sentir mais frequentemente sinais, como falta de ar, fadiga, palidez, hematomas, sangramentos e infecções recorrentes.

Coagulopatias

Coagulopatias são condições que atrapalham o processo de coagulação do sangue. Como a capacidade de formar coágulos para interromper sangramentos em casos de lesões fica comprometida, o paciente pode sofrer com sangramentos excessivos ou com a formação inadequada de coágulos em veias e artérias, caracterizando um quadro de trombose.

Por isso, sangramentos sem causa aparente, em especial no nariz, e sangramentos excessivos em cortes e ferimentos são os principais indícios da doença. Além destes, o indivíduo pode apresentar sangue na urina ou nas fezes, dor ou inchaço nas articulações, manchas avermelhadas ou arroxeadas sob a pele, dor, vermelhidão e inchaço nas pernas.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Agende uma consulta

Quando procurar um hematologista?

O paciente deve procurar o hematologista se existirem alterações no sangue apresentadas pelos exames de rotina. Alguns pontos de alerta são o aumento ou a diminuição na concentração de hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas. Outros indícios que apontam a necessidade de investigação médica são:

  • Manchas roxas repentinas e persistentes pelo corpo;
  • Inchaço de gânglios no pescoço, nas axilas ou na virilha;
  • Sangramentos significativos;
  • Infecções recorrentes;

Quais exames o hematologista pode solicitar?

O hematologista pode solicitar diferentes tipos de exame de sangue dependendo dos sintomas manifestados. O hemograma, que analisa as plaquetas, os glóbulos vermelhos e os brancos, é o mais solicitado. Além deste, existem exames que verificam as proteínas, os nutrientes, a capacidade de coagulação, dentre inúmeros outros aspectos.

Exames que avaliam a medula óssea podem ser feitos em pacientes com suspeita de alguma doença mais grave relacionada ao sangue. Nesse procedimento, é retirada uma amostra da medula óssea por meio de punções sob anestesia. A análise das características do líquido possibilita o diagnóstico de diversas doenças, como a leucemia.

Entre em contato com a SPES e agende uma consulta com os hematologistas da nossa equipe.

Fontes:

Ministério da Saúde

Instituto Nacional de Câncer (INCA)