Fale conosco pelo WhatsApp
Quais são as doenças no sangue mais comuns?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Anemia, leucemia, linfomas e mieloma múltiplo são algumas as doenças hematológicas mais comuns

As doenças do sangue envolvem alterações na quantidade e na funcionalidade das células sanguíneas, variando de condições leves a graves. Esses distúrbios podem afetar significativamente o funcionamento do organismo e levar ao surgimento de outros problemas de saúde. Conheça os distúrbios mais comuns, os sintomas e os tratamentos adequados.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Agende uma consulta

O que são as doenças do sangue?

Doenças hematológicas envolvem problemas em produção, função ou qualidade de células sanguíneas e sistemas imunológico e de coagulação. Algumas causam a queda do número de células, como a anemia — caracterizada pela queda de glóbulos vermelhos —, a leucopenia, que consiste na redução de glóbulos brancos, e a trombocitopenia, que envolve a diminuição de plaquetas.

As doenças do sangue também podem elevar o número de células sanguíneas; como nos casos de eritrocitose, leucocitose e trombocitose, que são caracterizadas pelo aumento da quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, respectivamente.

Além disso, há distúrbios sanguíneos que afetam as proteínas presentes nas células sanguíneas ou no plasma. Isso inclui a hemoglobina, que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos, as proteínas do sistema imunológico, conhecidas como anticorpos, e os fatores de coagulação do sangue.

Quais os tipos de doenças no sangue?

A anemia é uma das doenças do sangue mais comuns e é caracterizada pela diminuição da concentração de hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio para os órgãos por meio da corrente sanguínea. Esta condição possui dezenas de causas, que vão desde deficiência de ferro ou outros nutrientes, até doenças que resultam em destruição aumentada das hemácias.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células-tronco da medula óssea, responsáveis pela produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Existem vários tipos de leucemia, sendo os quatro principais: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (LLC).

O linfoma é um tipo de câncer que se origina nos linfócitos, células do sistema imunológico, podendo se desenvolver em linfonodos e outros tecidos linfáticos. Mais uma das doenças hematológicas é o mieloma múltiplo, um câncer das células plasmáticas, que são responsáveis por produzir anticorpos na medula óssea. Este não tem cura, mas possui tratamentos que podem aliviar os sintomas e prolongar a vida do paciente.

Sinais e sintomas de doenças no sangue

Os sintomas das doenças do sangue variam conforme o tipo específico de distúrbio e muitos são comuns a mais de uma condição. Entre os indícios mais comuns, estão:

  • Fadiga excessiva;
  • Palidez;
  • Tendência a sangramentos;
  • Hematomas frequentes;
  • Dor nos ossos ou nas articulações;
  • Febre persistente;
  • Suores noturnos;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Linfonodos inchados ou aumentados;
  • Infecções frequentes.

Como é feito o diagnóstico de doenças hematológicas?

O diagnóstico das doenças do sangue começa com a história clínica e o exame físico, que podem ser complementados por exames laboratoriais e de imagem. O hemograma completo mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas presentes no sangue, entre outras análises de tamanho, formato e volume percentual das células sanguíneas.

A biópsia de medula óssea pode ser solicitada para examinar a produção das células do sangue. Nesse procedimento, uma amostra da medula óssea retirada do osso do quadril é coletada com o auxílio de uma agulha. Os exames de imagem incluem raios-x, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e PET.

Além desses exames, podem ser solicitados testes genéticos para identificar mutações, testes imunológicos para medir a quantidade de anticorpos, mielogramas para avaliar as células produzidas na medula óssea e testes de coagulação para analisar a capacidade de coagulação do sangue.

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Agende uma consulta

Tratamento das doenças hematológicas

Os tratamentos das doenças do sangue são extremamente variáveis, pois dependem do tipo de distúrbio, da gravidade da condição e do estado geral de saúde do paciente.

Nos casos de câncer, o tratamento varia conforme o tipo, e pode incluir:

Agende já sua consulta na SPES.

Fontes:

Ministério da Saúde

Pfizer